Várzea Grande(MT),

5 dezembro de 2025 - 05:52

Fundado pelo Jornalista Eraldo de Freitas

Aos 04 de abril de 2006

5 dezembro de 2025 - 05:52

Várzea Grande(MT),

Moedas

Moedas

Dólar: Carregando...

Euro: Carregando...

Libra: Carregando...

Bitcoin: Carregando...

Prefeitura de Jaciara tem contas de 2024 aprovadas pelo TCE-MT e MPC

Da Redação
3 minutos de leitura
Última atualização: 20/11/2025 12:48

“A prefeita Andréia Wagner alcança nova aprovação e reforça confiança na execução orçamentária…”

Eraldo de Freitas
Da Editoria

A prefeita de Jaciara (MT), Andréia Wagner, teve suas contas relativas ao exercício de 2024 julgadas favoráveis nesta quarta-feira (20/11), pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) e pelo Ministério Público de Contas de Mato Grosso (MPC-MT). A decisão, que segue o parecer do conselheiro relator Campos Neto e do procurador-geral de contas adjunto Willian de Almeida Brito Júnior, é encaminhada agora à Câmara Municipal para homologação pelos onze vereadores.

No relatório ficou registrado que a administração municipal cumpriu os principais índices legais estabelecidos pelo TCE-MT, reafirmando sua condição de “Boa Gestão” ao obter conceito B em indicadores como Investimento, Liquidez e Dívida. A aprovação revela que o Executivo de Jaciara manteve superávit orçamentário e suficiência financeira para honrar suas obrigações de curto prazo.

A secretária de Planejamento da prefeitura destaca que o bom resultado reflete o conjunto de medidas adotadas pela prefeita Andréia Wagner desde sua reeleição, entre elas o controle rigoroso das despesas com pessoal, adequação aos limites constitucionais e esforços para elevar os aportes em saúde e educação. É o quarto exercício consecutivo com contas aprovadas pela Corte de Contas estadual.
No trecho relatado pelo conselheiro Campos Neto, há menção explícita à economia orçamentária: “Nota-se um cenário satisfatório, tendo em vista que houve economia orçamentária, superávit orçamentário, bem como suficiência financeira para pagamento das obrigações de curto prazo.” Essa avaliação reforça a imagem da gestão como fiscalmente disciplinada e transparente.

Além disso, o documento do TCE assinala que Jaciara obteve destaque em “Excelência em Custo Dívida, Investimento e Liquidez” com índice 0,70, conceito B, evidenciando execução eficiente em investimentos em educação e saúde, respeito aos limites de despesa com pessoal e repasse ao legislativo.

A análise aprofundada sugere que a aprovação das contas não é apenas um selo formal, mas sinal de que a prefeitura está alinhada às boas práticas de governança fiscal exigidas para municípios que aspiram a elevado padrão de gestão pública no país.

De acordo com relatório divulgado pelo TCE-MT no fim de 2024, o município de Jaciara destinou 28,16% de sua receita proveniente de impostos à manutenção e desenvolvimento do ensino no exercício de 2023.






Direitos Autorais

ATENÇÃO: Este conteúdo é de Autoria própria e está protegido pela Lei de Direitos Autorais (Lei nº 9.610/1998, arts. 7º, 11, 22, 24, 28, 29, 41 e 102). A sua reprodução total, parcial ou utilização depende de Autorização expressa do autor. Plágio é Crime.

Compartilhar este artigo