
Eraldo de Freitas
SBC Brasil
A Prefeitura de Várzea Grande, em parceria com a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), promoveu uma ação inédita na manhã desta terça-feira (8), com a entrega de uma Bíblia completa em braile, composta por 38 volumes, destinada ao público com deficiência visual. A solenidade foi realizada na sala de reuniões do Paço Municipal, e marcou um novo passo rumo à inclusão social e espiritual de pessoas cegas no município.
Durante o evento, a prefeita Flávia Moretti (PL) reforçou seu compromisso com uma gestão inclusiva e destacou o papel da fé em sua jornada pessoal e política. “Minha primeira ação do dia é me alimentar com a palavra do Senhor. A Bíblia mudou minha vida. Sei que ainda temos muito a avançar na inclusão, mas com parceiros como a SBB estamos dando passos firmes nessa direção”, declarou. A fala emocionada da prefeita reforça o tom de sensibilidade e compromisso da atual administração com as pautas sociais.
O professor bíblico e morador do bairro São Mateus, Marcos Paulino de Melo, compartilhou sua experiência de vida com os presentes. Cego desde os 25 anos por atrofia do nervo óptico, ele relatou as dificuldades enfrentadas com depressão e exclusão, e a importância do momento vivido. “Sempre ouvi a Bíblia por áudio. Hoje, pela primeira vez, pude tocar e ler com minhas próprias mãos. Foi um momento emocionante. Este material é um presente de Deus para muitos de nós”, afirmou, comovendo os participantes.
Segundo a coordenadora de projetos sociais da SBB em Brasília, Rose Santos, a Bíblia em braile entregue é uma versão completa, de Gênesis ao Apocalipse, especialmente produzida para garantir o acesso das pessoas cegas à leitura bíblica. “Inclusão também é garantir o direito de ler. Doamos exemplares para instituições públicas e, por meio de cadastro em nosso site, para indivíduos que solicitam. Essa é uma missão de fé e cidadania”, ressaltou.
Cristina Saito, secretária de Assistência Social de Várzea Grande, pontuou que ações como essa fortalecem a política de inclusão no município. A assessora especial de políticas públicas de inclusão, Priscila Lima, complementou, destacando a importância do cadastramento das pessoas com deficiência. “A partir desses dados é que conseguimos planejar e executar políticas eficazes para atender quem mais precisa”, disse. Já o presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Dinei Ribeiro, comemorou: “Esperei 15 anos por essa conquista. Agora, em apenas três meses, ela se tornou realidade”.
Estiveram presentes na solenidade diversas autoridades e representantes de entidades ligadas às causas sociais e religiosas, como o bispo Gustavo Duarte, presidente da Associação de Ministros e Intercessores de Várzea Grande, a presidente da SBB em Mato Grosso, Nilse Berlatto, e a conselheira de defesa dos direitos da pessoa com deficiência, Sirlei Silva. A ação foi celebrada como um marco simbólico e prático na construção de uma cidade mais justa, espiritualizada e acessível para todos.






Fotos: SECOM/VG