A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), realizou, no início da tarde desta quinta-feira (9), visita à secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) do governo do Estado, acompanhada pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Samir Bosso Katumata, e equipe técnica. Essa foi a terceira reunião do dia da prefeita com representantes do Estado, após encontros na Empaer e no Intermat pela manhã.
Recebida pelo secretário de Estado, Alan Kardec, e sua equipe técnica — composta por Rafael Bastos, diretor do Centro de Inovação do Parque Tecnológico, Anderson Silva, adjunto de Administração Sistêmica, e Dimorvan Brescancim, adjunto de Educação Profissional e Superior — a prefeita foi destacada como exemplo de liderança municipal. “A prefeita Flávia Moretti foi citada na reunião de secretários estaduais como a primeira gestora municipal a buscar diretamente o governo estadual, demonstrando compromisso e iniciativa”, pontuou Alan Kardec.
Entre os avanços discutidos, o secretário anunciou que o Parque Tecnológico de Várzea Grande está com 90% do cronograma de obras concluído, restando apenas aspectos complementares de infraestrutura externa, responsabilidade da prefeitura. Kardec reforçou a importância da conclusão para inauguração ainda no primeiro semestre de 2025. Em resposta, Flávia Moretti afirmou estar comprometida em garantir os recursos necessários para finalizar o projeto.
A prefeita também celebrou o início das atividades da Escola Técnica Estadual (ETEC) de Várzea Grande, que terá sua aula inaugural no dia 3 de fevereiro. Localizada na Escola Dunga Rodrigues, no bairro Parque do Lago, a ETEC oferecerá ensino médio e profissionalizante para 1.200 alunos nas áreas de Administração e Informática, inicialmente, com expansão futura para cursos voltados ao setor agropecuário. “É um sonho meu ver o jovem várzea-grandense qualificado, empregado e ganhando bem. Vou trabalhar para isso”, destacou a prefeita.
PARQUE TECNOLÓGICO – Alan Kardec explicou à prefeita o conceito do Parque Tecnológico, que funcionará com três vertentes principais: Parque Empresarial com soluções inovadoras para empresas e indústrias, além de apoio às startups, Parque Científico com formação de talentos, pesquisa, inovação tecnológica e parcerias com universidades e o Parque de Serviços: espaço com laboratórios compartilhados, consultorias, áreas de lazer, praça de alimentação, lojas e serviços.
“O Parque priorizará cinco áreas estratégicas: agroindústria, biotecnologia, tecnologia da informação e comunicação, geociências e química verde. Empresas como Lenovo, Google, IPNET by Vivo, MIT REAP, HUB Fertilizantes e BioPerfectus já são parceiras do projeto”, citou o gestor estadual.
Alan Kardec destacou ainda o apoio do governador Mauro Mendes e do vice-governador, Otaviano Pivetta, ao desenvolvimento de Várzea Grande. “A Seciteci está de portas abertas para atender o Município com tudo o que for possível, palavras do governador e do vice”, assegurou o secretário.