Iniciou nesta quarta-feira (17.07), no município de Cáceres (225 km a oeste de Cuiabá), as ações do projeto “Pichação Zero”, desenvolvido pela Polícia Civil, em parceria com a Polícia Militar e a Polícia Penal, com objetivo de limpar as pichações feitas por integrantes de facções.
O projeto surgiu após o crescente número de pichações com iniciais de facções criminosas. Para solucionar essa situação será utilizada a mão de obra dos próprios reeducandos detidos na Cadeia Pública local.
Idealizado pela Delegacia Regional Cáceres e pelo 6º Batalhão de Polícia Militar, o trabalho foi apresentado ao Poder Judiciário com pedido de autorização para que os próprios faccionados que estão sob a custódia do Estado em regime fechado apagassem as pichações.
Diante do deferimento expedido pelo juízo da 1ª Vara da Comarca de Cáceres, os apenados faccionados iniciaram as pinturas para apagar as próprias pichações feitas nos muros da cidade.
“O respectivo projeto, de certa forma, ajudará não só a diminuir a violência e demarcação de territórios, como também no combate aos conflitos de facções, além ainda de proporcionar a ressocialização dos reeducandos por meio do trabalho externo”, pontuou o delegado Regional de Cáceres, Higo Rafael Ferreira de Oliveira.(Da assessoria)