Nesta terça-feira (27.08), a primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, será homenageada com o Prêmio Ruth Marques pelo Conselho Estadual de Direitos da Mulher de Mato Grosso (CEDM/MT), presidido atualmente pela servidora pública Cenira Evangelista, conselheira representante da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf). De acordo com o Conselho, a escolha do nome da primeira-dama do Estado foi inquestionável devido a sua dedicação às causas sociais, destacando o programa SER Família Mulher. A cerimônia será realizada no Sindicato dos Trabalhadores do Tribunal de Contas (SINTTCONTAS).
Virginia Mendes agradeceu o reconhecimento e afirmou que o prêmio aumenta ainda mais sua responsabilidade. “Em nome da presidente Cenira, agradeço a todos no Conselho Estadual. Sou grata a todos pela dedicação às causas em defesa da mulher. Nossa luta é árdua, mas, com união, podemos mudar o contexto atual. Esse prêmio aumenta ainda mais minha responsabilidade; contem comigo sempre”, disse a primeira-dama de MT.
O Prêmio Ruth Marques está em sua 9ª edição, criado na gestão da defensora pública Rosana Leite de Barros e instituído pela portaria nº 31/2016. Ruth Marques foi um exemplo de representatividade feminina, dedicando sua vida ao magistério e exercendo a função de diretora da Escola Bernardina Rich por 19 anos, além de supervisionar várias escolas em Cuiabá. Ela também ajudou a criar a Associação de Professores Primários dos Trabalhadores do Ensino Público, deixando um legado de dedicação e amor em tudo o que fez ao longo de sua vida.
Também serão homenageadas a promotora de Justiça Lindinalva Correia Rodrigues, primeira promotora a aplicar a Lei Maria da Penha, e, na categoria ‘In Memoriam’, Elizabeth Aracy Rondon Amarante, neta de Marechal Cândido Rondon, que seguiu o exemplo do avô dedicando sua vida às causas indígenas.
A premiação faz parte da programação Agosto Lilás promovida pelo CEDM/MT.
Serviço | Primeira-dama de MT recebe Prêmio Ruth Marques
Data: 27/08 (terça-feira)
Horário: 16h
Local: Sindicato dos Trabalhadores do Tribunal de Contas – SINTTCONTAS