Várzea Grande(MT),

5 dezembro de 2025 - 04:59

Fundado pelo Jornalista Eraldo de Freitas

Aos 04 de abril de 2006

5 dezembro de 2025 - 04:59

Várzea Grande(MT),

Moedas

Moedas

Dólar: Carregando...

Euro: Carregando...

Libra: Carregando...

Bitcoin: Carregando...

Max critica aumento do fundo partidário: “Absurdo, não concordo”

Da Redação
2 minutos de leitura
Última atualização: 23/06/2025 08:05

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), afirmou ser contrário ao aumento do Fundo Partidário e disse ter sido “absurda” a decisão do Congresso Nacional de aprovar o aumento de despesa.

O Fundo Partidário é uma verba pública destinada a financiar as atividades administrativas e políticas dos partidos no Brasil.

O Congresso Nacional aprovou na terça-feira uma ampliação de R$ 168 milhões no Fundo Partidário de 2025.

“É um absurdo. Não concordo. É desproporcional isso, nos preocupa o rumo do nosso país em termos de endividamento, em termos de futuro”, afirmou à imprensa.

Para autorizar o aumento do Fundo Partidário os parlamentares derrubaram os vetos do presidente Lula (PT), que diminuíam os gastos públicos.

Os parlamentares aprovaram inicialmente que a correção desse fundo seria com base na inflação acumulada desde 2016. O governo, porém, vetou e estava usando como base o mesmo índice, mas a partir de 2023, o que tornaria esse reajuste menor.

No entanto, com o veto derrubado, volta a valer a correção a partir de 2016, que aumenta o gasto.

Max criticou o fato de, apesar de haver necessidade de diminuição dos gastos públicos, parte dos setores estão “preocupados com seu umbigo”. O deputado citou uma entrevista do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), ao opinar.

“Ninguém quer perder nada e isso é muito ruim. É um debate que tem que acontecer na Câmara Federal, no Senado da República e esperamos que realmente os nossos congressistas tenham responsabilidade. O aumento do fundão é algo que eu acho que não deveria acontecer”.(Mídia News/Vitória Gomes)

Compartilhar este artigo