O senador Jayme Campos (União) e a deputada estadual Janaina Riva (MDB) discutiram firmaram um acordo de não agressão na eleição do ano que vem.
O acordo foi feito durante um café da manhã promovido pelo deputado estadual Eduardo Botelho (União), na casa dele em Cuiabá, na manhã de quarta-feira (24). Além do “pacto”, eles ainda discutiram o cenário eleitoral de Mato Grosso.
Em entrevista ao site Veja Bem Mato Grosso, o senador contou que foi discutida a possibilidade de aliança com Janaina caso ambos sejam candidatos. Jayme tenta viabilizar sua candidatura ao Governo do Estado e Janaina se apresenta como candidata ao Senado Federal.
“Discutimos as eleições de 2026, em uma possibilidade de uma candidatura da Janaina Riva e minha. Foi uma conversa franca, aberta, e nos permitiu um bom diálogo e entendimento. E uma possibilidade de nós caminharmos juntos”, disse.
Recentemente, Jayme recebeu carta branca do presidente do seu partido, o governador Mauro Mendes, para construir um projeto para 2026. Mendes tem apoiado como sucessor ao cargo o seu vice Otaviano Pivetta (Republicanos).
Jayme afirmou que tem dialogado com diversos atores da política mato-grossense e anunciou que deve se encontrar no início da próxima semana com o senador licenciado e ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD).
“Eu fui convidado pelo senador e ministro da Agricultura Carlos Fávaro para jantar na casa dele na próxima segunda-feira. É muito bom quando você é procurado por pessoas que fazem política com altivez, respeito, com jogo aberto e nos dá condições de discutir, como tenho feito constantemente. Isso tem sido recorrente com amigos e amigas que fazem política em Mato Grosso”, afirmou.
No Instagram, Janaina fez uma postagem após o encontro. “Café da manhã com muita política e boas conversas sobres os rumos de Mato Grosso”, disse.
As articulações, segundo o senador, é a maneira correta de fazer política. “Eu tenho dito e volto a repetir: política é a arte do diálogo. Já dizia Ulysses Guimarães: o combustível de um homem público é a saliva, e isso nós temos feito”, disse.
A movimentação de Jayme é vista como um enfrentamento ao grupo do governador Mauro Mendes no União Brasil. É que tanto Janaina como Fávaro são adversários políticos de Mendes.