A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) oferece capacitação em manobra de Heimlich, uma técnica que visa salvar vidas em casos de asfixia causada por obstrução das vias aéreas por alimentos ou objetos. A primeira edição foi realizada nesta terça-feira (06) e na próxima semana, no dia 12, haverá mais uma etapa do curso, que é aberto para toda população. Os primeiros socorros utilizados para o desengasgo em adultos e crianças aumentam significativamente as chances de sobrevivência e podem prevenir danos cerebrais causados pela falta de oxigênio.
A capacitação é uma iniciativa da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa, em parceria com a Coordenadoria de Proteção Contra Incêndio, Superintendência da Qualivida e Escola do Legislativo. Aproximadamente 60 servidores participaram do curso, divididos em duas turmas, no período matutino e vespertino.
O soldado do Corpo de Bombeiros Itagene Júnior, que atua na Coordenadoria de Proteção Contra Incêndio da ALMT, explicou que em casos de engasgamento, a primeira medida é ligar para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e, logo após, fazer a manobra Heimlich. “Queremos levar o conhecimento básico a todos aqueles que se inscreveram para a capacitação aqui na ALMT, e que eles saiam preparados para salvar vidas”, destacou o soldado.
Sineila Figueiredo é enfermeira especializada em casos de urgência e emergência. Segundo ela, além dos participantes aprenderem a manobra de Heimlich, são capacitados também para a manobra de reanimação cardiopulmonar.
“Dependendo da gravidade do engasgamento, se ele forr total e obstruir totalmente as vias aéreas, é feito a manobra de reanimação cardiopulmonar até que o suporte chegue, no caso o SAMU. Reunimos a parte teórica e prática, todo mundo coloca a mão na massa para sair daqui habilitados a salvar vidas”, explicou Sineila.
Para o médico pediatra e pneumologista, Arlan de Azevedo “essa manobra é bem simples e deveria ser de conhecimento de todos. É muito importante o primeiro atendimento, porque as estatísticas mostram que, mais de 80% das crianças morrem pelo corpo estranho que para no esôfago e comprime a traqueia, tirando a fonte de ar da criança. Essa capacitação deveria ser obrigatória na grade curricular das escolas”, salientou Arlan.
A chefe de gabinete da deputada Janaina Riva (MDB), Quézia Limoeiro, que no curso estava representando a Procuradoria Especial da Mulher da ALMT, disse que a ideia da capacitação surgiu após uma mãe entrar em contato com o gabinete da deputada no mês de junho, quando sua filha engasgou e por sorte tinha uma pessoa no local que sabia fazer a manobra de Heimlich.
“Convidamos todos os servidores da Casa e o público externo que tenham interesse de aprender a salvar vidas com a manobra de Heimlich a participar do curso. No próximo dia 13 de agosto, na sala 30 da Escola do Legislativo, das 8h às 11h teremos outra turma”, concluiu Quézia.
As inscrições e outras informações podem ser obtidas pelos telefones (65) 3313-6930 e (65) 98134-2231
Manobra de Heimlich – Foi desenvolvida pelo médico americano Dr. Henry Heimlich em 1974. A criação dessa técnica revolucionária foi motivada pela necessidade de encontrar um método eficaz para tratar emergências de asfixia causadas por obstrução das vias aéreas por alimentos ou outros objetos. A técnica foi rapidamente adotada por profissionais de saúde e organizações de primeiros socorros devido à sua eficácia e simplicidade.(Rosangela Milles /ALMT)