É normal antes de começar uma palestra sentir ansiedade. Por estar sob tensão para este momento, às vezes agimos de maneira descontrolada.
Para isso, temos que dar o tratamento adequado, do contrário, essa tensão poderá se espalhar pelo nosso corpo, como uma infecção generalizada, e isso ocorre muito rápido; quando menos esperamos, perdemos o controle do nosso “eu”, das nossas emoções e da nossa racionalidade.
Uma das técnicas que eu utilizo e que me ajuda muito a manter o controle é por intermédio da respiração. Na respiração podemos controlar o estresse, a ansiedade, aumentar a quantidade de oxigênio para o cérebro, relaxar a mente, dentre outros benefícios.
Faça uma respiração inspirando e depois expirando, de forma profunda, calma e serena. Observe cada instante da respiração e tente se acalmar, relaxar e manter o foco de que tudo correrá muito bem.
Repetir esses procedimentos de respiração por várias vezes, até se sentir mais calmo e tranquilo, o ajudará a estar mais confortável diante de alguma situação estressante.
A técnica da respiração poderá ser utilizada não apenas antes da sua fala como também no dia anterior à palestra, pois, dessa forma, condicionará o seu corpo, mente e emoções para o momento do discurso.
Respire fundo e controle as suas emoções. Vale ressaltar, mais uma vez, que caso escolha não fazer nenhuma intervenção para manter o equilíbrio e controle, poderá desestruturar e destruir a sua palestra. Se ligue na dica.
Francisney Liberato é auditor do Tribunal de Contas.