Queixa cada vez mais comum entre as pessoas, as dores nas articulações têm diversas causas e as principais delas são artrite, inflamações, lesões, desgaste devido à idade ou uso excessivo das articulações dos joelhos, cotovelos, ombros, quadris, dedos ou membros e podem variar de leves a graves ou ser acompanhadas por outros sintomas, como inchaço, rigidez, vermelhidão e dificuldade de movimento.
E como ninguém gosta de conviver com dores, surge o aumento da automedicação. Mas o que muitos não sabem é que a prática de atividade física é benéfica para aliviar e prevenir esses incômodos, desde que seja realizada de forma adequada. Exercícios de fortalecimento, por exemplo, ajudam a construir os músculos ao redor das articulações, proporcionando mais suporte e estabilidade, reduzindo a pressão sobre elas, aliviando a dor.
Nosso estilo de vida foi mudando com o tempo e causando um impacto significativo no desenvolvimento e intensificação dessas dores. Uma solução seria adotar uma vivência mais equilibrada, que inclua além da prática regular de exercícios físicos, uma dieta saudável, o controle do peso, o cuidado com a postura e a gestão do estresse.
A pessoa não pode se acomodar com aquilo que a deixa mal, mas o fator psicológico pode influenciar nesse estímulo e ajudar no tratamento, encorajando a sair dessa patologia. Uma forma de melhorar o esforço repetitivo, causa comum dos incômodos, é adequar o local em que se vive, com cadeira correta, mesa nivelada, nada de muito alto, muito baixo ou esticado demais, é necessário deixar as articulações mais confortáveis. Sempre que possível, dê uma pausa no que esteja fazendo para se alongar, relaxar e tomar água. O alongamento pode prevenir o encurtamento dos músculos, principalmente da região do quadril, das pernas e também está relacionado com a diminuição das dores nas costas.
Em alguns casos, as dores podem ser temporárias, enquanto em outros, podem ser crônicas e persistirem por longos períodos. Então, o tratamento envolve, além de remédios, muita paciência, pois essa melhora leva tempo, e precisa ter um acompanhamento multidisciplinar, associado com medicação, fisioterapia, reabilitação, reeducação postural e a atividade física para que se consiga bons resultados.
O tratamento das dores nas articulações depende da causa subjacente e inclui repouso, fisioterapia, medicação, mudanças no estilo de vida ou, em casos mais graves, cirurgia. Havendo dores persistentes, procure um médico especialista, credenciado à Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) para um diagnóstico mais preciso.
*Dr. Vitor Spalatti é médico ortopedista, traumatologista e membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, regional Mato Grosso (SBOT-MT)