Da Redação
O vereador Wanderley Cerqueira visitou, na manhã de quinta-feira (18/09), o CMEI Professor Doralice Silva Cardoso no bairro Novo Mundo para inspeção da estrutura da creche, ouvir profissionais, identificar carências no atendimento às crianças e definir como o Legislativo poderá atuar para melhorias. Acompanhado pela diretora Maira Prado e pelas coordenadoras Airy e Miriam, Cerqueira inteirou-se da rotina pedagógica, dos recursos físicos, humanos e estruturais, bem como das solicitações da equipe gestora, com o intuito de formular propostas junto ao Executivo municipal e assegurar condições mais adequadas à educação infantil.
Durante a visita, ele percorreu salas de aulas, áreas de recreação, espaços de alimentação e higiene, avaliando pessoalmente aspectos como ventilação, limpeza, mobiliário, segurança e acessibilidade, enquanto dialogava com professores, auxiliares e funcionários sobre os desafios cotidianos da instituição. Conversou também com a coordenação pedagógica sobre o impacto de eventuais carências no desenvolvimento infantil e na qualidade do atendimento às famílias.
Cerqueira afirmou que ouvir os que estão à frente da gestão diária é essencial para compreender “as necessidades mais urgentes”. “Nosso papel, enquanto vereadores, é articular ações junto ao Executivo que corrijam distorções quanto à estrutura de trabalho e ao atendimento, para garantir que cada criança tenha um ambiente seguro, estimulante e acolhedor”, disse.
A diretora da unidade, Maira Prado, destacou que, além das peças físicas e dos recursos materiais, há demandas por mais pessoal de apoio e reforço na formação continuada dos profissionais. As coordenadoras Airy e Miriam reforçaram que algumas salas estão com equipamentos obsoletos ou insuficientes, e que a manutenção predial tem sido demanda recorrente.
O vereador sublinhou seu compromisso de fiscalização permanente nas instituições de ensino infantil do município, afirmando que “não se pode esperar até o momento de crise para agir”. Ele anunciou a intenção de protocolar relatório ao Executivo municipal com as prioridades apresentadas, e buscar parcerias ou recursos para execução das melhorias.
O cenário nacional reforça a urgência de intervenções como esta. Segundo estudo “Panorama do Acesso à Educação Infantil no Brasil” (2025), apenas 39,8% das crianças de 0 a 3 anos estão matriculadas em creches, percentual muito abaixo da meta de 50% estipulada pelo Plano Nacional de Educação (PNE) para 2024 — meta não alcançada por nenhuma região do país.