A primeira sessão da Câmara Municipal de Cuiabá após duas semanas de recesso legislativo foi suspensa por falta de quórum. Muitos vereadores não retornaram das ‘férias’ nesta quinta-feira, 1º de agosto, e apenas cinco parlamentares compareceram. Revoltado com a falta dos colegas, o vereador Sargento Vidal (MDB) ressaltou que essa atitude prejudica o andamento das pautas na casa (veja a lista dos faltosos ao final da matéria).
Vidal explicou que há 10 vereadores que estão de férias até a próxima segunda-feira, 8 de agosto, e que os outros 15 parlamentares deveriam retornar nesta neste dia 1º de agosto.
“Eu procuro avaliar somente o meu comportamento, né? Mas, como você me perguntou, eu sou contra [faltas]. Cada um responde pelo seu CPF. Deveriam estar aqui os quinze vereadores que não estão de férias. A próxima sessão será bem mais tumultuada de atos pra ser votados, porque poderíamos já, de fato, fechar essa pauta hoje […] Desrespeito com a população que está aguardando alguma coisa nessa Casa”, disse.
O vereador lembrou que é preciso ter no mínimo 13 vereadores em plenário para dar quórum suficiente à sessão, o que não ocorreu. Por isso, a sessão teve que ser suspensa. Para ele, essa atitude faz com que a Casa acumule funções por culpa dos faltosos.
“Pra ter quórum precisamos de treze. Só vieram três, ou seja, quatro comigo […]. Eu sou militar, militar deu missão cumpra-se, eu estou aqui todos os dias às oito horas da manhã, independente, sem exceção. Inclusive, no período de férias eu trabalhei o tempo todo né?”, concluiu.
Vereadores que estavam presentes:
Maysa Leão (Republicanos)
Sargento Vidal (MDB)
Sargento Joelson (PSB)
Demilson Nogueira (PP) (mesmo de férias até o dia 5/8 ele compareceu na sessão)
Chico 2000 (PL) – presidente
Vereadores faltosos:
Adevair Cabral (SD)
Dídimo Vovô (PSB)
Kassio Coelho (Podemos)
Luiz Fernando (União)
Marcrean Santos (MDB)
Michelly Alencar (União)
Paulo Henrique (MDB)
Rodrigo Arruda e Sá (PSDB)
Renivaldo Nascimento (PSDB)
Robson Cireia (PT)
Wilson Kero Kero (PMB)
Estão de férias até 5/08:
Cezinha Nascimento (União)
Dilemário Alencar (União)
Eduardo Magalhães (Republicanos)
Felipe Corrêa (PL)
Jeferson Siqueira (PSD)
Lilo Pinheiro (PP)
Marcus Brito Jr. (PV)
Prof. Mario Nadaf (PV)
Rogério Varanda (PSDB).(Estadão Mato Grosso/Bruna Cardoso/Fernanda Leite)