Várzea Grande(MT),

5 dezembro de 2025 - 05:48

Fundado pelo Jornalista Eraldo de Freitas

Aos 04 de abril de 2006

5 dezembro de 2025 - 05:48

Várzea Grande(MT),

Moedas

Moedas

Dólar: Carregando...

Euro: Carregando...

Libra: Carregando...

Bitcoin: Carregando...

Vítima escapa de execução e leva à prisão de membros de facção

Da Redação
3 minutos de leitura
Vítima escapou de execução após julgamento por videoconferência; ação integra programa Tolerância Zero. (Foto PJC)
Última atualização: 08/05/2025 09:08

Testemunha de tráfico sobrevive a julgamento de facção e denuncia criminosos

Da Redação

A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia de Matupá, deflagrou na manhã desta quinta-feira (8) a Operação Atrium, visando desarticular uma célula de facção criminosa responsável por uma tentativa de homicídio qualificado. A ação resultou no cumprimento de três mandados de prisão, dois de busca e apreensão de menores infratores e quatro de busca e apreensão domiciliar, atingindo três adultos e dois adolescentes envolvidos no crime.

A investigação teve início após uma testemunha de um flagrante de tráfico de drogas relatar ter sido levada a um local isolado, onde foi submetida a um “julgamento” por membros da facção, conhecido como “Tribunal do Crime”. A acusação era de que a vítima teria delatado integrantes da organização à polícia. Durante a sessão, realizada por videoconferência, foi determinada sua execução. Contudo, a vítima conseguiu escapar e acionou as autoridades.

Essa operação reforça nosso empenho diário em combater o crime organizado e assegurar a tranquilidade da população,

Com base nas informações fornecidas, a Polícia Civil aprofundou as investigações, identificando todos os envolvidos e representando pela prisão e busca e apreensão dos suspeitos. A operação faz parte do planejamento estratégico da Polícia Civil por meio da Operação Inter Partes, inserida no programa Tolerância Zero às Facções Criminosas, do Governo de Mato Grosso.

O delegado de Matupá, Emerson Marques Lima, destacou o compromisso contínuo da Polícia Civil em proteger a sociedade e garantir a ordem pública. “Essa operação reforça nosso empenho diário em combater o crime organizado e assegurar a tranquilidade da população”, afirmou.

Desde o lançamento do programa Tolerância Zero, em dezembro de 2024, as forças de segurança de Mato Grosso intensificaram as ações contra o crime organizado. Segundo dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), houve um aumento de 104% nas apreensões de drogas nos primeiros quatro meses de 2025, totalizando 15,6 toneladas e gerando um prejuízo estimado de R$ 209 milhões às facções criminosas.

Além disso, o programa resultou na deflagração de 218 operações integradas em 2024, um crescimento de 67% em comparação com o ano anterior. Essas ações visam desarticular organizações criminosas, reduzir os índices de violência e fortalecer a sensação de segurança entre os cidadãos mato-grossenses.

Compartilhar este artigo