Várzea Grande(MT),

5 dezembro de 2025 - 05:37

Fundado pelo Jornalista Eraldo de Freitas

Aos 04 de abril de 2006

5 dezembro de 2025 - 05:37

Várzea Grande(MT),

Moedas

Moedas

Dólar: Carregando...

Euro: Carregando...

Libra: Carregando...

Bitcoin: Carregando...

Força Tática frustra tráfico de drogas e prende jovem com tornozeleira em Várzea Grande

Da Redação
4 minutos de leitura
Ação da Força Tática apreende 44 porções de maconha e prende jovem monitorado por tornozeleira [ Foto: Força Tática /CR2/VG ]
Última atualização: 11/11/2025 22:24

Ação da Força Tática apreende 44 porções de maconha e prende jovem monitorado por tornozeleira”

Eraldo de Freitas

.Na tarde desta terça-feira (11/11), por volta das 14h20, uma ação da Força Tática do 2º Comando Regional da Polícia Militar resultou na prisão de um jovem de 19 anos por tráfico ilícito de drogas e resistência à prisão no bairro São Mateus, em Várzea Grande. O suspeito, identificado pelas iniciais A.S.S.N., já monitorado por tornozeleira eletrônica, foi flagrado durante a operação “REFAC – Rede de Enfrentamento às Facções Criminosas”, que integra a estratégia de “Tolerância Zero” contra o tráfico de entorpecentes na região metropolitana de Cuiabá.

A equipe FT-90, em patrulhamento tático pelo bairro São Benedito, recebeu denúncia anônima informando que um homem, com cabelo loiro e trajando camiseta do Flamengo, estaria comercializando drogas na Rua 22, esquina com a Rua 07. A guarnição solicitou apoio da equipe de inteligência FT-20 e seguiu até o endereço indicado. Ao perceber a aproximação da viatura, o suspeito tentou fugir pelos fundos de uma residência, mas foi contido após breve perseguição.

Durante a revista pessoal, os policiais encontraram duas porções de substância análoga à maconha no bolso do suspeito. Em varredura próxima à entrada da casa, foram localizadas outras duas porções da mesma substância. No momento em que seria colocado no camburão, o jovem resistiu à prisão, exigindo o uso de força moderada e técnicas de imobilização, especialmente após a chegada de sua mãe ao local, que tentou intervir na condução.

Em depoimento preliminar aos policiais, o suspeito confessou que estava vendendo entorpecentes e afirmou ter ficado nervoso ao ser abordado por temer represálias de seu “patrão”. Segundo ele, havia mais drogas escondidas nas proximidades do lixão conhecido como “Formigueiro”. As buscas na área, contudo, não localizaram entorpecentes. Em seguida, o jovem indicou outro ponto — um campo de futebol —, onde os policiais encontraram 39 porções de maconha escondidas dentro de uma sacola verde, em um buraco próximo a uma árvore caída.

Ao todo, foram apreendidas 44 porções de substância análoga à maconha, um aparelho celular iPhone e uma corrente dourada. O conduzido, que já possui passagem anterior por tráfico, foi encaminhado à Central de Flagrantes. Ele estava algemado, conforme justificativa do uso de contenção diante da resistência ativa e risco de fuga. Durante o registro da ocorrência, o suspeito foi acompanhado pelo advogado Armando Camargo Penteado Neto (OAB 14284/O), que acompanhou também a revista detalhada realizada na delegacia, onde foi encontrada mais uma porção da droga no bolso do detido.

O caso reforça a atuação das forças especializadas da Polícia Militar no combate ao tráfico local e na desarticulação de pontos de venda ligados a facções criminosas em Várzea Grande. A operação “REFAC”, conforme o comando do 2º CR, tem por objetivo intensificar a presença policial em áreas de vulnerabilidade social e enfraquecer o poder de influência das organizações criminosas sobre jovens e comunidades.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Várzea Grande tem aproximadamente 300 mil habitantes, sendo 27% com idade entre 15 e 29 anos — faixa etária mais suscetível ao aliciamento pelo tráfico, segundo estudos de segurança pública. Em Mato Grosso, o tráfico de drogas representa cerca de 36% das prisões em flagrante, de acordo com relatório do Observatório da Violência de 2024, o que reforça a importância das ações integradas de prevenção e repressão conduzidas pelas forças de segurança do Estado.

Compartilhar este artigo