O prazo para o plantio da soja 2024/25 em Mato Grosso encerra no próximo dia 7 de janeiro. Nesta temporada o calendário de semeadura do grão conta com 123 dias. A previsão é que mais de 44 milhões de toneladas da oleaginosa sejam colhidas, conforme levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
O calendário de plantio da safra 2024/25 em Mato Grosso teve início no dia 7 de setembro, conforme a Portaria nº 1.111 do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), publicada no dia 13 de maio de 2024 no Diário Oficial da União (DOU).
O governo de Mato Grosso, através do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea), alerta os produtores do estado quanto ao cumprimento do prazo estipulado pelo governo federal.
Conforme o governo do estado, o calendário de plantio da soja é uma medida fitossanitária complementar com o intuito de racionalização do número de aplicações de fungicidas, reduzindo assim os riscos de desenvolvimento de resistência do fungo Phakopsora pachyrhizi às moléculas químicas utilizadas para o controle da Ferrugem Asiática da Soja.
Pelo relatório de semeadura do Imea a semeadura da soja 2024/25 em Mato Grosso encerrou no dia 29 de novembro.
Segundo relatório do Instituto, 12,661 milhões de hectares de soja foram destinados para a cultura da soja nesta temporada, 1,47% a mais apenas em relação à anterior diante do alto custo de produção e baixo preço da saca de 60 quilos.
A perspectiva é que a produtividade média fique em 57,97 sacas por hectare.
Cadastro das áreas de soja no Indea
O Indea alerta ainda os produtores de soja no estado quanto ao cadastramento das unidades de produção de cada safra. O prazo encerra no dia 15 de fevereiro. O cadastramento é uma exigência legal, prevista na Lei de Defesa Vegetal do estado de Mato Grosso (Lei 8.589/2006), pela soja hospedeira de praga oficialmente controlada.
O cadastro constitui ato declaratório do sojicultor, sendo esses dados utilizados exclusivamente para fins sanitários e para o planejamento das ações da Defesa Sanitária Vegetal no estado de Mato Grosso.
Dados da Coordenadoria de Defesa Sanitária Vegetal (CDSV) do Indea, por meio da Gerência de Informação, mostram que na safra 2023/2024 foram cadastradas no órgão 16.517 unidades de produção de soja, com total de área de 11.326.725 hectares, o que representou um incremento de 5% de área em relação à safra anterior.(Canal Rural/Viviane Petroli)