O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, afirmou que o projeto que proíbe o uso de celulares dentro das salas de aula foi aprovado por 86% dos pais que possuem filhos matriculados na rede estadual de ensino. A proposta foi encaminhada ao Legislativo no início desta semana depois de receber a aprovação massiva dos responsáveis. Porto demonstrou confiança de que o PL não terá dificuldades para ser aprovado na Casa de Leis.
“Nós fizemos uma pesquisa, contratamos um instituto, e 86% dos pais concordam que o celular tem que ser retirado das salas de aula. Levamos essa pesquisa ao governador, rapidamente ele pediu que fosse elaborado um projeto de lei proibindo o uso de celular dentro de sala de aula”, explicou durante coletiva à imprensa nesta sexta-feira (27).
Os smartphones já foram banidos das salas de aula total ou parcialmente em países como México, Portugal, Espanha, Suíça, Estados Unidos, Letônia, Escócia e em províncias do Canadá. A avaliação é de que as notificações ou a mera proximidade dos aparelhos prejudica a concentração dos estudantes, a memória e a compreensão.
Quanto ao projeto no Estado, o titular da Seduc complementou ainda que os alunos das escolas estaduais já dispõem de conectividade com os chromebooks e todo aparato didático disponibilizado pelo governo nas salas de aula.
“Nós temos os chromebooks, temos os computadores, temos a conectividade, o material didático e toda essa tecnologia serve de apoio aos estudantes. Tenho certeza que esse projeto será apreciado e aprovado pela Assembleia Legislativa e dentro de sala de aula não poderá mais ser utilizado o celular”, encerrou.(Hiper Notícias – Raynna Nicolas e Sabrina Ventresqui)