Por Nelli Tirelli
A Associação Brasileira de Engenheiros Civis de Mato Grosso (ABENC-MT) se prepara para as eleições que ocorrerão no dia 6 de dezembro de 2024. A chapa “RenovAÇÃO e Prosperidade”, encabeçada pelo engenheiro civil Silvano Castilho Jr., juntamente com os demais membros, já revelou suas principais propostas para o triênio 2025-2027. Com uma gestão voltada para o fortalecimento da profissão e a valorização dos engenheiros civis, a chapa destaca três grandes eixos de atuação: Valorização Profissional, Aprimoramento Técnico e Defesa da Profissão.
“A valorização do engenheiro civil é uma das principais bandeiras da chapa. O objetivo é garantir a manutenção e atualização da Tabela de Honorários, com valores justos que reflitam adequadamente o trabalho desempenhado pelos profissionais da área. A chapa também se compromete a levar à ABENC-MT discussões políticas cruciais para o setor, como a ocupação de cargos técnicos por engenheiros civis e a habitação social — assuntos muitas vezes tratados exclusivamente por políticos e que, segundo a chapa, necessitam da participação ativa dos engenheiros”, afirmou Silvano.
Segundo ele, a qualificação constante é um dos pilares da chapa, que pretende promover uma série de cursos, workshops e palestras focadas na inovação e excelência dentro da Engenharia Civil. A gestão também planeja parcerias com instituições de ensino para oferecer benefícios aos associados, como descontos em cursos de aperfeiçoamento e pós-graduação. Além do aperfeiçoamento técnico, a chapa prioriza capacitações complementares, como gestão, uso das redes sociais e posicionamento de mercado, reconhecendo a importância de habilidades além da técnica para o sucesso e visibilidade profissional.
Um dos compromissos mais firmes da chapa é a defesa das atribuições dos engenheiros civis. Durante a gestão, compromete-se a combater a perda de atribuições essenciais para a profissão, como o desenvolvimento de projetos de Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), irrigação, poços e tratamento de esgoto, que, segundo a chapa, têm sido atribuídos a outras profissões de forma exclusiva. A proposta visa garantir que as competências dos engenheiros civis sejam respeitadas, com a aplicação rigorosa do Decreto 23.569, e que nenhuma atribuição seja retirada.
Com uma gestão voltada para a transparência e a participação ativa dos associados, a chapa promete uma nova postura na gestão da ABENC-MT. Todas as reuniões da diretoria serão abertas ao público e transmitidas ao vivo online, permitindo que todos os associados possam acompanhar as decisões e contribuir com suas opiniões. Também será divulgado um calendário de reuniões mensais, desde o início do mandato, com a garantia de que os encontros da diretoria não serão mais fechados.
Interiorização da ABENC-MT: Expansão para todo o Estado
A chapa “RenovAÇÃO e Prosperidade” também tem como meta expandir a atuação da ABENC-MT para além da capital Cuiabá. A interiorização da entidade será um dos focos, com a criação de núcleos em cidades-polo, permitindo que engenheiros civis de outras regiões do estado também tenham voz ativa e possam participar das discussões e decisões da associação. A composição da chapa já reflete esse compromisso com a representatividade, com membros oriundos de diversas regiões de Mato Grosso.
2º Congresso de Engenheiros Empreendedores (COBEN)
A realização do 2º Congresso de Engenheiros Empreendedores (COBEN) é uma das propostas destacadas da chapa. O evento tem como missão proporcionar um fórum amplo para debates e discussões técnicas, com palestras, rodas de conversa, minicursos e apresentações de cases de sucesso. O congresso também culminará com um manifesto da Engenharia, com o intuito de unir os profissionais do setor em torno de ideias e ações para o fortalecimento da profissão no estado e no país.
Composição da Chapa “Renovação e Prosperidade”
A chapa é composta por um time de profissionais qualificados e comprometidos com a missão de transformar a ABENC-MT e a Engenharia Civil em Mato Grosso. Confira os membros da chapa:
Diretoria
- Presidente: Silvano Castilho Jr.
- 1º Vice-Presidente: João Paulo Curvo Borges
- 2º Vice-Presidente: Rafael Esteves Souza
- 1ª Diretora Administrativa: Camila Belizário
- 2º Diretor Administrativo: Tércio de Paula
- 1º Diretor Financeiro: Márcio Nascimento
- 2ª Diretora Financeira: Letícia de Deus
Conselho Fiscal
- 1º Titular: Marcelo Campos
- 1º Suplente: Kelvis Soares
- 2º Titular: Gustavo de Carvalho
- 2ª Suplente: Eslaine Neves
- 3º Titular: Geralda Pessoa
- 3º Suplente: Loivar Duarte