O Cuiabá está matematicamente rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro. Com uma péssima campanha, o Dourado tinha situação considerada irreversível há várias rodadas, e a queda acabou sendo confirmada na noite desta quinta-feira (26), após vitória do Juventude por 3 a 2 em cima do Atlético-MG, no Independência, pela 36ª rodada da competição nacional.
Dessa forma, o Cuiabá não tem mais chances de escapar da segunda divisão mesmo se vencer os últimos três jogos da temporada, contra Bahia, Fluminense e Vasco. Atualmente o Dourado segue em penúltimo na tabela, com 30 pontos ganhos. Em 35 jogos, a equipe construiu uma campanha fraca, com apenas seis vitórias, 12 empates e 17 derrotas, – aproveitamento de 28%.
Em coletiva pós-jogo contra o Juventude, o técnico Bernardo Franco já havia admitido o risco de rebaixamento. Na oportunidade, o comandante lamentou os pontos perdidos pelo Dourado na Série A.
“Nossa equipe tem competido de igual para igual com todas, claro que existem estratégias diferentes, de acordo com os adversários. Melhoramos nossa capacidade ofensiva nos últimos dois jogos. Saímos na frente, poderíamos ter vencido. Apesar de ter sofrido gols, nossa equipe é muito sólida defensivamente, a maioria dos jogos passamos sem tomar gol. Quando chegamos, a equipe tomava gols há 13 jogos, agora são quase 50% sem tomar gol. O trabalho está aí, conseguimos melhorar a equipe, colocar em nível de competir até o final. É uma pena porque um ou dois pontos que escaparam por detalhes acabaram nos afastando de uma briga mais real nessa reta final”, disse.
O técnico Bernardo Franco tem 12 jogos no comando do Cuiabá com apenas duas vitórias, seis empates e quatro derrotas.
Em 2025, o Cuiabá disputará quatro competições: Campeonato Mato-grossense, Copa do Brasil, além da Série B do Campeonato Brasileiro e Copa Verde. O principal objetivo do clube será justamente o retorno à elite do Brasileirão em 2026.
Queda histórica
Este é o primeiro rebaixamento do Cuiabá desde o acesso à elite do futebol nacional, em 2021. Naquele ano, o Dourado iniciou a temporada com o título invicto do Estadual. Foi a décima conquista em 20 anos de história. No segundo semestre, o Auriverde disputou a sua primeira Série A, fazendo campanha sólida e se mantendo na elite para 2022. O time terminou o Brasileirão na 15ª colocação, com 47 pontos somados. Ao todo, foram 10 vitórias, 17 empates e 11 derrotas. O clube conquistou ainda vaga na Copa Sul-Americana do próximo ano.
A campanha do Cuiabá na Série A de 2022 foi de altos e baixos, porém, mais baixos que altos, assim como a de 2021. Na edição do Brasileirão de 2022, o Dourado garantiu a permanência na elite na última rodada, e sem vaga na Sul-Americana. O time mato-grossense fechou a competição nacional na 16ª colocação, com 41 pontos. Foram 10 vitórias, 11 empates e 17 derrotas em 38 jogos.
Já em 2023, o Cuiabá terminou o Campeonato Brasileiro goleando o Athletico-PR por 3 a 0, fechando a competição com a melhor campanha do clube desde que subiu. Além de ter feito mais pontos nesta edição, novamente o Dourado conquistou uma vaga na Copa Sul-Americana 2024.
A equipe de Mato Grosso terminou na 12º colocação e com 51 pontos conquistados em 38 jogos disputados. Foram 14 vitórias, nove empates e 15 derrotas, numa campanha de altos e baixos, principalmente no começo do primeiro turno, mas conseguiu se reerguer no fim do turno.(RDNews/Douglas Santos)