“Dilmar Dal Bosco se comprometeu com os balseiros que vai trabalhar e buscar solução junto aos órgãos competentes”
Por Juninho Poyer
Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (16/06), no Plenário da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Dilmar Dal Bosco (UB), recebeu um grupo de 150 balseiros do município de Peixoto de Azevedo ( município que fica 700 km da capital, Cuiabá, ao Norte do estado); os profissionais vieram acompanhados do prefeito Nilmar Nunes Miranda, o Paulistinha, e dos vereadores, Ismael Filho e do professor Wechinton Gomes. O encontro teve como pauta principal, a busca por apoio político e jurídico para a legalização da atividade dos profissionais que atuam como balseiros no Rio Peixoto e demais afluentes da região.

Reconhecendo a importância da categoria para a economia local, o deputado Dilmar afirmou que sempre defendeu os pequenos garimpeiros e balseiros de Peixoto e região. “Esses trabalhadores não são criminosos, e sim, pais de famílias que acordam cedo, enfrentam o sol e a correnteza das águas para garantir o sustento da família com dignidade bem como a facilitação dos usuários deste meio de transporte. O que eles querem é apenas o direito de trabalhar dentro da lei, sem serem tratados como clandestinos”, destacou Dilmar.
O prefeito Paulistinha também reforçou a urgência da causa, ressaltando que a gestão municipal está ao lado dos balseiros na luta pela a sua legalização. “Peixoto de Azevedo é feito por gente trabalhadora. Esses homens não merecem ser marginalizados por tentar sobreviver com o próprio esforço. Estamos aqui para pedir apoio ao Estado e garantir o direito deles de exercer essa atividade de forma regular”, afirmou.
Durante a reunião, Dilmar se comprometeu a buscar, junto aos órgãos competentes, soluções legais e viáveis para que a categoria possa se regularizar. A ideia é promover articulações com instituições ambientais e federais, além de propor ajustes legislativos, — se necessário, que tornem mais acessível o processo de formalização da atividade. “Vamos construir pontes para tirar esses trabalhadores da informalidade e dar a eles a segurança jurídica necessária para continuar produzindo e sustentando suas famílias, por isso, solicitei a presença da categoria nesta Casa de Leis, também, da Sema, através da Sheila Klener, que ouviu e entendeu a luta desses balseiros e se comprometeu em tentar ajudar da melhor forma possível”, completou o parlamentar. A reunião foi marcada por um clima de diálogo e união entre os participantes, em defesa de uma categoria tradicional da região. Segundo o deputado, “o nosso compromisso agora é transformar essa pauta em ações concretas, assegurando que os balseiros tenham seu trabalho reconhecido, regulamentado e respeitado”, concluiu. (**Juninho Poyer é jornalista assessor de comunicação de Gabinete do deputado Dilmar Dal Bosco)
