Várzea Grande(MT),

5 dezembro de 2025 - 04:58

Fundado pelo Jornalista Eraldo de Freitas

Aos 04 de abril de 2006

5 dezembro de 2025 - 04:58

Várzea Grande(MT),

Moedas

Moedas

Dólar: Carregando...

Euro: Carregando...

Libra: Carregando...

Bitcoin: Carregando...

Paula Calil adota audiodescrição em sessão da Câmara de Cuiabá e amplia a acessibilidade para pessoas com deficiência visual

Da Redação
2 minutos de leitura
Última atualização: 12/06/2025 14:48

A presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereadora Paula Calil (PL), iniciou a sessão ordinária desta quinta-feira (12) com o uso do recurso de audiodescrição — que traduz imagens em palavras e garante compreensão do conteúdo por pessoas com deficiência visual.

Logo na abertura, Paula descreveu sua aparência: pele branca, cabelos loiros, blusa branca, colete e calça azul-marinho. Em seguida, deu continuidade ao rito da Casa, iniciando o Pequeno Expediente, recurso que também passou a ser adotado pelos demais parlamentares em suas falas.

A audiodescrição é um instrumento essencial de inclusão social, previsto na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015). Ela assegura o acesso à informação, cultura, lazer e educação para pessoas com deficiência visual.

Durante a sessão, a presidente destacou o compromisso do Parlamento municipal com a acessibilidade:

“Já disponibilizamos o serviço de Libras nas transmissões dos eventos e sessões desta Casa de Leis. Agora, queremos também contemplar as pessoas com deficiência visual, oportunizando o entendimento coletivo de toda a sociedade e fomentando a participação popular. É um sinal de respeito e amor ao próximo, especialmente àqueles que mais precisam”, afirmou Paula Calil.

A medida reforça o papel da Câmara de Cuiabá na promoção da cidadania, inclusão e autonomia, assegurando que todos os cidadãos tenham igualdade de acesso aos espaços públicos e democráticos.

Compartilhar este artigo