Várzea Grande(MT),

5 dezembro de 2025 - 08:23

Fundado pelo Jornalista Eraldo de Freitas

Aos 04 de abril de 2006

5 dezembro de 2025 - 08:23

Várzea Grande(MT),

Moedas

Moedas

Dólar: Carregando...

Euro: Carregando...

Libra: Carregando...

Bitcoin: Carregando...

Várzea Grande publica decreto que regulamenta procedimento de readaptação funcional dos servidores

Da Redação
2 minutos de leitura
Última atualização: 05/11/2025 17:08

A Prefeitura de Várzea Grande publicou o decreto n° 93/2025 que dispõe sobre a regulamentação do procedimento administrativo de readaptação funcional dos servidores municipais. O ato foi publicado, nesta quarta-feira (5), no Diário Oficial Municipal.

Conforme o estatuto dos servidores municipais, a readaptação consiste na investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com limitações de capacidade física ou mental, constatadas em inspeção médica, sem alteração de sua remuneração. Caso seja constatada incapacidade total, por meio de inspeção médica, o servidor poderá ser aposentado por invalidez.

Os procedimentos de readaptação funcional serão conduzidos pela Comissão Permanente de Readaptação, órgão técnico vinculado à Secretaria Municipal de Administração, responsável pela análise dos casos, emissão de parecer conclusivo e adoção das providências necessárias, com fundamento no laudo da inspeção médica.

A Comissão será coordenada por um servidor da Secretaria de Administração. Também fará parte: um assistente social, um psicólogo, um psiquiatra, um médico do trabalho, um enfermeiro e um técnico da segurança do trabalho.

O pedido administrativo de readaptação poderá ser pedido por requerimento do servidor tendo em mãos, indicação de perícia médica, pelo judiciário ou pela solicitação da chefia imediata. O pedido deve ser instruído com laudos médicos atestados, exames complementares ou outros documentos pertinentes, sendo protocolado no setor de Recursos Humanos da Secretaria de origem, que o encaminhará, em até cinco dias úteis, à Secretaria Municipal de Administração para análise pela Comissão Permanente de Readaptação.

“Todo o processo será muito transparente e pode ser acompanhado pelo servidor requerente. Estamos apenas regulamentando, de forma simples, organizada e eficiente, o processo administrativo de readaptação. Toda a regulamentação feita pelo decreto segue os princípios constitucionais, como também o Estatuto dos Servidores Públicos”, afirma a secretária de Administração, Jaqueline Favetti.

Compartilhar este artigo