“Ilde Taques e Max Russi destinam recursos para revitalizar o centro histórico de Cuiabá e reaproximar população de sua identidade.”
Eraldo de Freitas
Da Redação
Na segunda-feira (22/09), em Cuiabá, o vereador Ilde Taques e o deputado estadual Max Russi, ambos filiados ao PSB, anunciaram a destinação de recursos para a segunda etapa do projeto “No Coração de Cuiabá”, iniciativa que tem por missão revitalizar o centro histórico como polo de cultura, memória e reocupação urbana. O anúncio foi formalizado no Cine Teatro Cuiabá, ocasião de lançamento do documentário sobre a trajetória simbólica da região.
Ilde Taques enfatizou que o primeiro ciclo da intervenção já apresentou resultados expressivos e defendeu que é imprescindível manter o ritmo das ações. “Pedi ao deputado Max Russi que fortaleça o projeto com suas emendas, para que possamos devolver ao cuiabano o centro que foi deixado à margem da atenção urbana”, declarou. Sua fala ressaltou, sobretudo, a dimensão humana dessa reconstrução urbana.
Confirmando o compromisso, Max Russi ressaltou que investir em cultura é investir no bem-estar da população. Ele afirmou que esteve lado a lado com o secretário municipal de Cultura, Johnny Everson, para ajustar o formato da colaboração. “Quando presenciei o entusiasmo dos idealizadores do projeto, não tive dúvida de que destinaria recursos para garantir sua continuidade”, disse.
O documentário do Instituto Cordemato conduz o espectador por uma narrativa visual que atravessa ruas, praças, igrejas e espaços boêmios do centro cuiabano, mesclando depoimentos de artistas, grupos selecionados por curadoria e fragmentos da memória urbana. A produção propõe uma leitura afetiva e crítica da paisagem histórica da cidade.
Escolher o Cine Teatro Cuiabá como local de base para o anúncio reforça a articulação simbólica da iniciativa: o teatro é um dos marcos históricos da capital, tombado e restaurado ao longo de décadas, e representa a interseção entre arte, memória e patrimônio urbano. Essa escolha reforça que a requalificação do centro não é apenas reconstrução arquitetônica, mas reativação de sentidos e identidades.
Analistas ouvidos pontuam que revitalizar centros históricos pode desencadear efeito multiplicador para negócios locais, turismo cultural e economia criativa, desde que se garanta continuidade política, financiamento seguro e adesão social. Sem essas condições, muitos projetos similares sucumbem à estagnação ou à obsolescência.
De acordo com o IBGE, Cuiabá contava em 2022 com 650.877 habitantes. A projeção para 2025 é de cerca de 691.875 habitantes. O município possui 4.327 km² de extensão territorial. Se 10 % da população urbana — ou cerca de 69 mil pessoas — voltasse a circular com regularidade no centro requalificado, o movimento simbólico e econômico para o comércio e cultura local seria expressivo, reforçando que essa intervenção tem potencial de devolver ao centro histórico seu papel vital para a capital.