A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, ressaltou nesta quinta-feira (10) a importância crucial do mecanismo das conferências municipais para a formulação de políticas públicas eficazes durante a abertura da 7ª Conferência Municipal da Cidade. O evento, realizado no Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), reuniu cidadãos, gestores e representantes da sociedade civil para discutir o desenvolvimento urbano do município.
“Esse mecanismo das conferências cria um espaço onde elegemos delegados que vão para a conferência estadual e nacional. Esses delegados, além disso, discutem, nos eixos temáticos, as políticas públicas reais de acordo com as necessidades da população”, explicou a prefeita, enfatizando o papel democrático e participativo do processo.
Flávia Moretti detalhou que os debates na conferência abrangem áreas essenciais para o progresso de Várzea Grande. “Hoje nós vamos ter discussões sobre mobilidade urbana, infraestrutura, desenvolvimento urbano, habitação e regularização fundiária. Nesses debates, vamos delimitar como o município vai atuar em áreas essenciais como saneamento básico”, pontuou a prefeita.
A prefeita também destacou temas de grande relevância para a cidade que serão abordados, como a discussão sobre a concessão privada do Departamento de Água e Esgoto (DAE) e a ampliação da infraestrutura para mobilidade urbana, incluindo a ampliação das linhas de ônibus. “Esses são pontos muito importantes que serão discutidos aqui no Conselho, na Conferência das Cidades, com a participação ativa dos munícipes”, reforçou.
A 7ª Conferência Municipal da Cidade, organizada pela Prefeitura em colaboração com o Conselho Municipal da Cidade (Concidade-VG), tem como tema central “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”.