Várzea Grande(MT),

5 dezembro de 2025 - 06:25

Fundado pelo Jornalista Eraldo de Freitas

Aos 04 de abril de 2006

5 dezembro de 2025 - 06:25

Várzea Grande(MT),

Moedas

Moedas

Dólar: Carregando...

Euro: Carregando...

Libra: Carregando...

Bitcoin: Carregando...

Operação Voz do Além alcança suspeitos que usavam identidades de mortos para difamar políticos

Da Redação
2 minutos de leitura
Polícia de Colíder desmantela esquema de difamação com perfis de falecidos, que atuaram com difamação a políticos certamente na iminência de desconstruir imagem.. I Imagem PJC-MT
Última atualização: 02/03/2025 21:08

Eraldo de Freitas
Da Redação

Na última sexta-feira (28/02), a Polícia Civil de Colíder, (município localizado a 624km ao Norte de Mato Grosso), realizou a ‘Operação Voz do Além’, cumprindo três mandados de busca e apreensão contra suspeitos de utilizar perfis de pessoas falecidas para disseminar desinformação e difamação.

As investigações começaram após denúncias de crimes contra a honra, praticados via WhatsApp, relacionados a conflitos políticos e disputas eleitorais na região. Durante as apurações, pela Polícia, descobriu-se que os perfis envolvidos estavam registrados em nome de indivíduos já falecidos, caracterizando falsidade ideológica.

Para identificar os autores dos perfis falsos, a Polícia Civil empregou técnicas especiais de investigação avançada, analisando um grande volume de dados e conseguindo rastrear a origem das mensagens.

Com as evidências reunidas, o delegado Breno Houly solicitou e obteve judicialmente mandados de busca e apreensão de documentos e dispositivos eletrônicos, que foram executados na sexta-feira (28). A operação logrou êxitos e resultou na apreensão de diversos aparelhos eletrônicos e documentos, agora encaminhados para perícia, dando seguimento às investigações que não vão parar por até chegar a possíveis autores intelectuais.

A utilização de identidades de falecidos para criar perfis falsos agrava a disseminação de notícias falsas e ataques à honra, comprometendo a integridade do processo democrático e a reputação das vítimas.

Dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) indicam que, no primeiro semestre de 2024, o Brasil registrou 23.031 novos casos de difamação, uma média de 127 processos diários. Mato Grosso, no mesmo período, contabilizou 429 ações, sendo o terceiro estado com maior aumento percentual de registros, apresentando uma alta de 33,07% entre 2022 e 2023.

Compartilhar este artigo