A prefeita eleita de Várzea Grande Flávia Moretti (PL), que foi diplomada na noite dessa terça-feira (17), prometeu enxugar a máquina pública e reorganizar a administração municipal. Além disso, criticou o atual prefeito Kalil Baracat (MDB).
Segundo Flávia Moretti, todos os comissionados da atual gestão serão em 31 de dezembro. No entanto, não descartou aproveitar servidores que trabalham com Kalil Baracat.
“Os cargos comissionados do Kalil serão todos exonerados automaticamente no dia 31 de dezembro. Depois, serão nomeados os comissionados da gestão da Flávia e do Tião da Zaelli. Para colocar o trem novamente nos trilhos de nosso município de Várzea Grande, tanto economicamente, tanto socialmente e no desenvolvimento, é necessário enxugar a máquina pública”, afirmou a futura prefeita, antes da solenidade de diplomação, realizada pela Justiça Eleitoral.
De acordo com Flávia Moretti, a situação está sendo analisada caso a caso pelos integrantes da sua equipe. A decisão final sobre a permanência ou não dos quadros será tomada logo após a posse em 1º de janeiro.
“Alguns efetivos vão continuar em cargos, vão ter outras pessoas que trabalham em cargo técnico que vão continuar. Isso está sendo analisado secretário por secretário, pasta por pasta, cargo por cargo”, completou.
Além disso, Flávia Moretti também sinalizou que pretende revisar contratos e promover redução de gastos. O objetivo é enfrentar o endividamento do Município, que nós próximos anos deve pagar R$ 750 milhões somente em precatórios.
“Nós temos inúmeras despesas nas secretarias que não haveria necessidade de estar lá. Vamos ter que enxugar também por conta do endividamento que temos no município, que começa com os precatórios. Sabe-se lá o que eu vou encontrar, porque ainda não tenho os números do endividamento das secretarias”, pontuou Flávia Moretti, ressaltando que os números apresentados pela equipe de transição, até o momento, são insuficientes.
Flávia Moretti venceu o atual prefeito com 50,54% dos votos válidos. Kalil obteve 44,84%. Leliane Borges (PT) alcançou 4,15% da votação. Já Miltão (Psol), ficou com 0,48%.
Flávia Moretti e seu vice Tião da Zaeli tomam posse em cerimônia que será realizada no Ginásio como Fiotão, na manhã do dia 1º de janeiro. Os detalhes ainda não foram divulgados pelo cerimonial.(RDNews/Jacques Gosch)