Entre janeiro de 2019 e julho de 2024, o Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac), uma unidade de saúde administrada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Mato Grosso, distribuiu 9.727 aparelhos auditivos a pacientes de todo o estado. Esse marco revela um compromisso crescente com a saúde auditiva da população e destaca a importância do SUS em oferecer acesso gratuito e de qualidade a esses dispositivos.
Segundo dados da unidade, o número de aparelhos auditivos entregues pelo Cridac cresceu de forma significativa nos últimos anos. Em 2019, foram apenas 40 aparelhos distribuídos. Esse número saltou para mais de 3 mil em 2023, refletindo uma gestão eficaz e a ampliação dos serviços. Em 2020, o Cridac entregou 1.145 aparelhos; em 2021, 2.389; em 2022, 2.076; e até julho de 2024, 1.012 aparelhos já foram disponibilizados. As cirurgias para implante coclear, procedimento mais complexo, são realizadas no Hospital Estadual Santa Casa, também em Cuiabá.
O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, destacou que o aumento expressivo nos atendimentos é resultado de uma gestão dedicada à ampliação e qualificação dos serviços de saúde. Ele salientou que, além dos números, o impacto social dessas ações é profundo. “Não se trata apenas de um número elevado, que demonstra a eficiência da saúde, mas sim de milhares de vidas que são impactadas por esse serviço”, afirmou Figueiredo.
Entre as histórias de sucesso proporcionadas pelo Cridac está a de Marizete Carneiro, que recebeu um implante coclear após dois anos sem ouvir. Sua filha, Mariane Carneiro, expressou a alegria de ver a mãe retomando a audição e a qualidade de vida. “Era uma coisa que queríamos muito, uma esperança. Ela já está conseguindo ouvir algumas coisas e está trazendo felicidade para nós todos”, compartilhou Mariane.
Suely Pinto, diretora do Cridac, creditou os resultados positivos ao empenho da Coordenadoria de Saúde Auditiva, que celebra 25 anos de serviço. “Parabenizo todos os profissionais envolvidos e reforço que o Cridac trabalha para ofertar um atendimento cada vez melhor e mais eficaz à nossa população”, disse Suely, destacando o trabalho contínuo para aprimorar os serviços oferecidos.
A secretária adjunta de Unidades Especializadas, Caroline Dobes, enfatizou a posição do Cridac como unidade de referência em Mato Grosso, que atua dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). “O Cridac é comprometido em garantir um atendimento eficiente e qualificado. Operando sempre por meio do SUS, o objetivo da unidade é ofertar um ambiente moderno, capaz de acolher cada vez mais pacientes de todo o estado”, concluiu Dobes.